Ritchie Banner

sábado, 25 de agosto 2007

Luiz Paulo Simas na SCM

Tive o privilégio de assistir, no breve espaço de uma semana, os shows de dois queridos irmãos da banda Vímana. O primeiro, do Lobão, já foi amplamente coberto num post anterior. O segundo foi o recital de piano solo de Luiz Paulo Simas, ontem, na Sala Cecília Meireles, dentro da série Sala Jazz.

A diferença no estílo dos shows serviu apenas para ilustrar o quanto estes dois músicos excepcionais evoluiram ao longo de suas carreiras individuais. Enquanto o Lobão enveredou para o rock visceral, engajado, o Luiz vem aperfeicoando, (nos Estados Unidos, onde ele mora há quase vinte anos), um trabalho delicado, que casa o virtuosismo do chorão, Ernesto Nazaré com uma sensibilidade pop mais atual, embora sempre exibindo uma forte influência da música brasileira mais tradicional.

O vasto alcance de seu talento ficou evidente neste concerto, onde ele mostrou composições próprias e alguns clássicos do jazz americano, sempre com arranjos personalíssimos. Ele também canta divinamente e esbanjou humor e originalidade nas suas versões, em português, para standards como Cheek to Cheek, de Irving Berlin.

Mas o ponto alto da apresentação, na minha opinião, foram as belas rendições instrumentais de Someone To Watch Over Me, de Gershwin; as duas composições de um dos fundadores do Jazz, o genial Fats Waller: Honeysuckle Rose e a cabeludérrima Handfull Of Keys - executadas ambas com maestria - e a lindíssima, Meu Bandolim, uma composição própria, na qual Luiz foi acompanhado pela mandolinista norte-americana, Marilynn Mair.

A casa estava lotada e, no final do recital, todos aplaudiram de pé, numa ovação emocionante e mais do que merecida.

Volte sempre, Luiz!

P.S.: Para os cariocas que perderam o recital do Luiz na SCM, vai ter repeteco, desta vez com banda, na livraria Letras e Expressões de Ipanema, no dia 12 de setembro, para marcar o lançamento de seu mais recente cd de inéditas, Cafuné. Não percam.

irradiado por Ritchie [25 de ago 2007, às 08:34]

 |  (2) |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


2 SINAIS NO RADAR

Puxa q bacana esse show do Luis P. Simas. Aproveito p/ lembrar c vc soube q hoje no programa Homenagem ao Artista vc viu q foi com seu amigo Lulu Santos? Q o Lobão foi o homenageado do programa Personalidade da Gobo FM q passou na 3ª e reprisou ontem? E se é verdade q vai sair um cd de raridades da banda Vímana como li num site de músik há algum tempo atás.
Dry.

irradiado por: Adryz S. Bento em agosto 27, 2007 1:07 AM

Vi apenas um pedacinho do programa com Lulu. Eu escuto rádio, hoje em dia, muito raramente. Prefiro a programação personalizada no meu iPod. Quanto à Vimana, não sei de nada desse cd mas que existem "raridades", existem. Pessoalmente, eu preferiria que continuassem assim.... como raridades.

irradiado por: Ritchie em agosto 27, 2007 9:07 AM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast