Ritchie Banner

domingo, 03 de abril 2005

Sons Dominicais XVII

gerry_raferty_city_to_city.jpg
Gerry Rafferty - City to City - 1978

Era 1978. Eu e minha mulher estavamos visitando velhos amigos em Paris. Ficamos acomodados, por falta de outro espaço, no quartinho da babá da família enquanto esta estava de férias. Um dia de manhã eu encontrei este disco na coleção da moça e coloquei pra tocar na sua vitrolinha por pura curiosidade. Fiquei maravilhado com o que eu ouvi e saí em seguida para comprar o disco pra mim mesmo.

De vez em quando, alguém lança um disco pop quase perfeito, aquele que você quer ouvir sempre por inteiro, sem pular determinadas faixas. São raros os artistas que conseguem fazer esta proeza mas Gerry Rafferty o fez, sem dúvida, com este City to City.

Desde a faixa de abertura até a última nota musical, o disco tem uma qualidade melódica impressionante e arranjos impecáveis. É o mesmo disco que traz a faixa Baker Street, cujo linha de sax, (tocada por Rafael Ravenscroft e amplamente "homenageada" por Lulu Santos em seus shows com Milton Guedes nos anos 90), toma o lugar do refrão cantado. Esta música foi um mega-hit mundial. Mas acabou ofuscando o resto do disco, que trazia outras pérolas como Right Down The Line, Stealin' Time, Mattie's Rag & Whatever's Written in Your Heart.

Furei o disco de tanto tocar e comprei o cd assim que foi relançado. É, provavelmente, um dos discos que mais me influenciou como compositor, depois, claro, de todos dos Beatles. E, como estes, City to City do Gerry Rafferty soa tão maravilhoso, hoje em dia, quanto naquela primeira vez em que ouvi.

Ritchie recomenda...

irradiado por Ritchie em abr 3, 05 02:40 PM  |  |  | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


10 SINAIS NO RADAR

É possível encontrar este cd nas lojas; BJS:Sol

irradiado por: Solange Felix em abril 3, 2005 4:47 PM

Sol, vc está afirmando ou perguntando?

irradiado por: Ritchie em abril 3, 2005 9:00 PM

Ops! Me descupe. Esqueci do ponto de interrogação.Bjs:Sol

irradiado por: Solange Felix em abril 4, 2005 11:11 AM

Tenho o cd City to City há pelo menos 10 anos. Acho que já vi em algumas lojas especializados em São Paulo. Vale a pena procurar.

Ainda em catálogo no Brasil, existe uma coletãnea de Gerry Rafferty, lançada pela EMI, que inclui algumas faixas deste disco.

Clique aqui para comprar a coletânea na Submarino

irradiado por: Ritchie em abril 4, 2005 12:31 PM

Agradecida.BJS:Sol

irradiado por: Solange Felix em abril 4, 2005 1:14 PM

Realmente são raros os cds que escutamos sem pular faixas. Esses dias adquiri um assim! Escuto da primeira à última música apreciando cada minuto de melodia... Uma maravilha!!

irradiado por: Helena em abril 5, 2005 12:12 AM

HI MY FRIEND,

AGORA SIM... A SUA INSPIRAÇÃO SÓ PODERIA VIR MESMO DE CANTORES E GRUPOS MUSICAIS DESTE KILATE!
E LOGICAMENTE TUDO ISSO UNIDO DE UMA FORMA BEM HOMOGÊNIA COM A SUA PESSOA, AÍ ...OLHA...É SÓ SUCESSO !!!!
MARCELO AMARAL

irradiado por: Marcelo Amaral em abril 5, 2005 3:50 PM

Eu não conheço. vou procurar conferir!

irradiado por: Lurdinha em abril 8, 2005 8:40 AM

Puxa, este ainda não conheço, mas vou procurar na Saraiva, um artista que adoro muito ouvir (além do Ritchie) é o Meat Loaf, a meu ver vale a pena para quem não conhece dar uma escutada. Ritchie, qual a sua opinião do som dele e do Jim? :-)

irradiado por: Aline em abril 13, 2005 12:12 PM

Sou um grande fã de Gerry, embora tenha uma grande dificuldade de encontrar qualquer coisa sobre ele...

Tenho inclusive uma comunidade homenageando a ele e a Baker Street no Orkut, sobre essa música em especial, eu tenho mais de 20 versões diferentes dela! Nos mais diferentes estilos, pelos mais diferentes cantores... Do Heavy Metal ao Dance!

Pra quem não sabe, essa música já foi homenageada até em um episódio dos Simpsons (Lisa's sax)!

irradiado por: Pablo Feitosa em julho 23, 2006 9:29 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast