Ritchie Banner

domingo, 03 de julho 2005

Sons Dominicais XVIII

scritti_provision.jpg

A descoberta da banda Scritti Politti foi, pra mim, um acontecimento e tanto. Para um músico e compositor como eu, que seguia de perto os avanços dos sintetizadores com a chegada da tecnologia MIDI em 1985, o disco Cupid & Psyche 85 era o representante máximo daquilo tudo em ação.

Mas por trás de toda a tecladaria haviam composições pop muito bem elaboradas e a voz aveludada, quase infantil, do Green Gartside.

Ouvi o disco durante um ano inteiro, quase sem parar, e nunca canso de ouví-lo. Ele ainda é um marco na música eletrônica, difícil de ser superado.

Mas é no disco seguinte, Provision, de 1988, que se concentra a maior número de canções em estado de graça pura. A começar pela segunda faixa, Overnite, uma pérola pop com uma letra Marxista (!), disfarçada de love song, que tem uma melodia inspiradíssima.

Outra joia rara é a faixa Oh Patti (Don't Feel Sorry For Loverboy) com um solo impressionantemente cool do trompetista Miles Davis, fã confesso desta banda de whiteboys.

Fiquei feliz em saber que o Scritti Politti - a banda/pseudônimo do cantor e compositor Green Gartside, que havia se desiludido com a indústria de música no final dos anos 80 e voltado para seu nativo País de Gales, onde ele permaneceu durante os 12 anos seguintes, segundo ele próprio: "lendo muito e bebendo Guinness no pub local" - lançou recentemente um disco, chamado Anomie & Bonhomie, na boa companhia de Mos Def, Lee Majors, e Me'Shell Ndegeocello entre outros artistas de hip hop de New York. Deve ser, no mínimo, muito interessante. Ainda não ouvi o cd (apenas trechos online) e já gostei.

Ritchie recomenda!

irradiado por Ritchie em jul 3, 05 01:49 PM  |  |  | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


1 SINAIS NO RADAR

Show em Brasília dia 22???????
AONDE????????
Beijos!

irradiado por: Helena em julho 4, 2005 7:00 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast