Ritchie Banner

domingo, 18 de julho 2004

Sons Dominicais IX

free2.jpg
Free, safra 1969

Tenho esse disco na minha coleção de viníl desde 1970. Dia desses eu estava andando pelos sebos de São Paulo e encontrei o cd remasterizado que agora vem com muitas faixas extras, out takes e gravações demo.

O baixo falante do jovem vituoso Andy Fraser e a voz privilegiada de Paul Rodgers são os destaques, captados no momento em que a banda largava o formato tradicional do blues para se aventurar em águas musicais mais profundas e pessoais.

Pra mim este é o disco mais interessante desta banda ora quase que adolescente (Fraser tinha apenas 17 anos), gravado num momento de tensão quase insustentável entre os integrantes mas, (e talvez por isso mesmo), repleto de soul, emoção, originalidade e inspiração sonora.

O saldo é eletrizante e paradoxalmente coeso. Rock essencial, cru e sempre atual.

Ritchie recomenda!

irradiado por Ritchie em jul 18, 04 04:00 PM  |  |  | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


23 SINAIS NO RADAR

Parabéns pelo Blog. É show. Sou sua fã desde Garota Veneno. Ñ gostei dos sertanejos(???) regravarem. Tá doido....... Pq. vc. permitiu? Que assassinato e o Datena nem "dramatizou". Felicidades em sua caminhada e - se puder - visite-me. Beijuuuuuuuuuuuuussssssssssssssss

irradiado por: Ceiça Sousa em julho 18, 2004 7:32 PM

RITCHIE : quando vai ser sua próxima apresentação na TV?Moro em Minas Gerais e só na Telinha para te ver e ouvir.Saudades.

irradiado por: Otacilia em julho 18, 2004 10:14 PM

Olá Ritchie!

Peguei o seu link lá no blog do Léo.
Sabe que eu gosto muto de você? Porque os bons somem? Te vejo ocasionalmente aqui e alí, muito menos do que o seu talento mandaria.
Vou ler o seu blog todo agora pra saber o que você anda fazendo.
Beijos ( ah, vc continua um charme, isso só melhora com o tempo ;)))

irradiado por: Fernanda Jimenez em julho 18, 2004 11:31 PM

opa !

acho q eu tava junto qdo vc achou esse CD, confere ?

;-)

irradiado por: Rodrigo em julho 21, 2004 2:03 AM

Confere RR. E você deve lembrar o quanto eu fiquei feliz de ter encontrado o cd.

irradiado por: Ritchie em julho 21, 2004 2:40 PM

Oi Ritchie! Todo mundo fala q é seu fã etc etc. mas eu quero dizer que você é um excelente músico. E contribuiu muito para minha carreira de musicista, cantora e compostora. Tenho 23 anos e ainda não sou profissional. Estageio como jornalista, o que não deixa apagar as chamas da música pop em meu coração! Um gde abraço e mta luz p/vc! Ah te achei no orkut ;) Vivi (de Recife mas que mora em Ribeirão Preto devido ao estágio e estudos).

irradiado por: Vivi em julho 23, 2004 9:58 PM

nops. erro de digitação...compositora

irradiado por: Vivi em julho 23, 2004 9:59 PM

Porque os bons sempre desaparecem????? É uma pena que artistas como vc estejam afastados um pouco das grandes mídias. Mas eu sou daquelas que perpetuam os ídolos de alguma forma, porque guardar no coração, também é uma forma de perpetuar carinho por alguém. Bjs

irradiado por: Deby em julho 24, 2004 12:39 AM

Ontem tive uma grande surpresa (positiva).
Estava assistindo ao programa "Por trás da fama" do Multshow - entrevista com o Lobão - e o que recebo de SUPER BÔNUS? Depoimento do Ritchie sobre a carreira e personalidade do entrevistado.
Muito bom!!! Vc realmente conhece o sujeito. Adorei ver vc mais um pouquinho. Gosto muito quando vc aparece como Richard David.

Beijos

irradiado por: Roberta Ayres em julho 25, 2004 4:06 PM

Olá Ritchie,
quero te ver mais na telinha. Beijuuuuuuusssssssss meu garoto veneno.

irradiado por: Ceiça Sousa em julho 25, 2004 4:48 PM

Ritchie.. tudo bem? Deixei um post sobre o Vímana em meu site e gostaria que vc fosse lá dar uma lida. Diga o que acha e se há algo que está errado que deva ser corrigido, ok? Fiz uma pesquisa a respeito, mas não há muito material. Até mais.

irradiado por: Donizetti em julho 25, 2004 11:05 PM

oi ritchie cade as novidades os shows cara vc nao tem nada agendado por ai queremos ver vc cantando ficarei esperando sua resposta ta ritchie assinado edu

irradiado por: Luiz Eduardo do Amaral em julho 26, 2004 3:52 PM

Engraçado, só conheço uma musica sua(advinhe qual é) e descobri seu site, gostei, acho bacana os cantores criarem blogs pra ficar contando as novidades, musicas etc. Melhor do que ficar assistindo programa de fofoca, rá.
Isso aí

Será que vc me manda um e-mail respondendo algo? Quem sabe? Seria legal


irradiado por: Daniel Sarti em julho 27, 2004 1:12 AM

Olá, Richie! Esse álbum do Free é simplesmente perfeito. Convido-o a, quando vier a Curitiba, cantar "trouble on double time" com minha banda de rock and roll, brown sugar (a do zz top, não a dos stones), para você avaliar se estamos a executando bem :)

Keep on rocking!

irradiado por: Barzi em julho 28, 2004 10:07 AM

"Trouble on Double Time" é uma das minhas músicas favoritas. A linha de contrabaixo do Andy Fraser é simplesmente inacreditável!

irradiado por: Ritchie em julho 28, 2004 11:51 AM

Ela é inacreditável mesmo, o Andy monta acordes e escalas impossíveis de se reproduzir, ele é único. Acho que, do Free, a "Trouble" é de fato a melhor, apesar de "I'll Be Creepin'" ser excelente também. A intro de "Song Of Yesterday" tem uma linha de baixo desconcertante... bom, se continuar assim vou elogiar o álbum inteiro, ehehe. Deixa eu te perguntar algo: como o Free, britânico, conseguia soar tão "blues", sem os caras terem vivido de fato a realidade do sul dos EUA? Eles eram mais exemplo dessa sonoridade que, por exemplo, o Lynyrd Skynyrd ou (mais velhos) Canned Heat, que são maravilhosos, mas tinha mais pegada "country"...

irradiado por: Barzi em julho 30, 2004 9:03 AM

Barzi,

Acho que John Mayall and the Bluesbreakers teve um papel fundamental em difundir o Blues Americano na Inglaterra nos anos 60. Uma banda jovem como Free ouvia Blues de raíz e Soul Music da Stax/Volt o tempo todo, certamente. Todo jovem músico ouvia isso. Eu mesmo tinha uma banda só de blues na época (The Southside Blues Band - eu tocava baixo). Eramos puristas.

Adoro Canned Heat. Vi um show da banda no Festival de Bath em 1969. Inclusive o John Mayall, quando se mudou para os EUA ficou hospedado na casa do cantor:

I've been living with the Bear
in a big house full of Blues

(John Mayall, The Bear, Laurel Canyon)

irradiado por: Ritchie em agosto 1, 2004 10:58 AM

Estava a ler algo sobre a "invasão britânica" no Poeira Zine (que eu achei muito bom) e achei muito legal um trecho em que o autor descreve a indignação dos músicos dos Stones em perceber que os "estadunidenses" não conheciam seus ídolos do Blues. Achei também uma velha "guitar player" em português que publicou uma entrevista com John Lee Hooker e Buddy Guy, onde eles contam que se sentiam verdadeiros ídolos na Europa. Acho que essas contradições são compatíveis com a essência do blues, não acha?

irradiado por: Barzi em agosto 2, 2004 11:04 PM

Esqueci de perguntar: você não tem nada gravado dessa época? Não fez nada ligado ao Blues depois que chegou aqui?

irradiado por: Barzi em agosto 2, 2004 11:08 PM

Olá Ritchie, sou o gaitista da banda Brown Sugar, a banda do Barzi. Ratifico o convite dele e espero que, quando estiver em Curitiba, avise-nos para cantar com a gente Trouble in Double Time do Free. Abraços e Keep on Rockin'

irradiado por: Rafael em agosto 2, 2004 11:48 PM

Barzi,

Basta lembrar que o Jimi Hendrix precisou ir para Inglaterra para ser "descoberto". Nos EUA ele era ignorado até então.

irradiado por: Ritchie em agosto 3, 2004 10:22 AM

Valeu Rafael,

Seria mesmo um grande prazer cantar com vocês.

irradiado por: Ritchie em agosto 3, 2004 10:23 AM

oi ritchie estamos esperando seu retorno vc sabia para nos que somos seus verdaeiros faos seu e sempre motivo de orgulho poder ter este comtato com vc mas nos de noticias suas ta pra assim nao perder o comtato com vc ta munto sucessos a vc ta assinado seu edu

irradiado por: luiz eduardo do amaral em agosto 20, 2004 7:19 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast