Ritchie Banner

domingo, 26 de agosto 2007

Mr. Zipp's Jazz Band


Mr. Zipp's Jazz Band, a banda do meu avô, clicada na India, em 1917

Quando Luiz Paulo Simas tocou os primeiros acordes de Honeysuckle Rose, de Fats Waller, no recital de sexta-feira na Sala Cecília Meireles, (veja post anterior), eu tive o maior flashback. Esta era uma das músicas prediletas do meu avô, James Morrison.

Quando eu era garoto, minha família sempre passava as férias de verão em Grantown-on-Spey, uma cidadezinha pacata, situada nas Highlands da Escócia, onde meus avós tinham uma casa imensa. Eu, meus primos e irmãos gostavamos de passar horas a fio brincando de esconde-esconde no amplo jardim, pescando no riacho que o atravessava, e explorando os misteriosos andares de cima da casa, com seus corredores intermináveis, entreligados por escadarias estreitas e encaracoladas.

A casa exalava um perfume delicioso de exóticas madeiras-de-lei, cedro, cerejeira e pinho-de-riga. Na cozinha, onde minha avó pilotava um imenso fogão a lenha, havia uma vasta coleção de relógios de parede que marcavam as horas numa deliciosa cacafonia simultânea de sinos, cucos e badaladas.

Havia também, em outro canto da casa, uma ampla sala de música, onde nós crianças montavamos pequenos espetáculos para entreter os adultos. Faziamos esquetes de humor, números de mágica e cantavamos canções populares, enquanto meu avô nos acompanhava no piano de cauda que dominava o ambiente.

O estílo musical predileto dele era justamente o Harlem stride piano - parente distante do ragtime - introduzido, na segunda década do século passado, por artistas americanos como o supracitado Fats Waller e James P. Johnson (e depois popularizado por Art Tatum, Count Basie e Duke Ellington, entre outros), onde a mão esquerda dá grandes saltos, alternando entre as notas graves e médias, enquanto a direita dedilha a melodia sincopada. O estílo parecia, aos meus olhos infantis, a coisa mais fácil do mundo. Anos mais tarde, já adulto e músico, eu pude perceber o quanto este estílo exige concentração, técnica e desenvoltura do pianista.

Tenho certeza que a influência do meu avô foi crucial na minha decisão de seguir a carreira de músico. Ainda hoje tenho a foto da banda dele, tirado na India em 1917, em lugar de destaque na parede da minha sala, onde ela serve de inspiração ao me lembrar de seu legado musical, que eu ainda carrego comigo pela vida, com muito orgulho.

irradiado por Ritchie [26 de ago 2007, às 10:40]

 |  (15) |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


15 SINAIS NO RADAR

Grande Ritchie,eu estava lendo e tentando imaginar as situações!Sei que não tem nada a ver com o post,mais quando li vc comentando de sua infância com seu primos e irmãos na casa de seus avós,acabei lembrando também da casa de minha avó,que também era tipo um sítio e nos divertíamos bastante.Hoje vejos meus filhos e nossos crianças trancadas em apartamentos com grades,e a grande diversão são os PS2 da vida!Sempre que posso levo os meus para se divertirem em contato com a natureza e saberem o que é o bom da vida!
O bom do poder da música é isso,faz a gente viajar no tempo!!!Sem querer ser babão,mas o que vou comentar é verdadeiro,quando escuto suas músicas como:vôo de coração e pelo interfone por exemplo,é impossível não viajar no tempo!Um tempo muito bom por sinal!

Um bom domingo pra todos!

Abs

irradiado por: Noé em agosto 26, 2007 2:27 PM

Salve grande mestre.
Esta foto da banda do teu avô está no disco E a vida continua ... não é?
Vc deveria escrever um livro da tua vida.Sempre surpreende quem te admira.
Abração

irradiado por: Sérgio em agosto 26, 2007 3:26 PM

Pois é, Noé. Eramos felizes e sabiamos!

irradiado por: Ritchie em agosto 26, 2007 4:37 PM

Você acertou, Sérgio. A foto aparece na contracapa.

O jornalista, Pedro Alexandre Sanches e minha mulher, Leda, vivem me incentivando para escrever uma autobiografia. Realmente tem tanta coisa pra contar, nem sei bem por onde começar.

Por exemplo, minha irmã acaba de me enviar fotos digitilizadas da época em que nós moravamos no Iêmen do Sul, entre 1959-1961. São fotos fascinantes de um país que praticamente não se alterou durante quase 2000 anos.

Estas vão ficar para um próximo post... aguarde.

irradiado por: Ritchie em agosto 26, 2007 4:48 PM

Com certeza estarei a postos.Deixei de participar tanto mas continuo acompanhando tudo.E aguardando as novidades musicais.Take Care

irradiado por: Sérgio em agosto 26, 2007 7:42 PM

Olá Ritchie,gosto muito de suas músicas.Entrei em seu site para saber se é verdade que vc agora é Testemunha de Jeová.Visto que nada consta,pode me dizer se é verdade?
Abraços.

irradiado por: Juliene em agosto 26, 2007 10:03 PM

Haha, essa é boa, Juliene!

irradiado por: Ritchie em agosto 26, 2007 11:16 PM

Vc deve estar pensando o q essa garota chata está fazendo acordada a essa hora da noite no seu blog? Bem fikei com muita vontade d falar com vc tantas coisas q andei vendo no Radar, mas p/ ñ falar d+ num post só eu peguei e postei nos anteriores,desde akele q fala do Carlos Drummond,já q fikei sem aparecer por aki por algum tempo.
Nossa qundo bati o olho nakela foto já lembrei da contra capa do LP mesmo, sempre via akela foto e achava legal ao mesmo tempo q me perguntava d onde ela era, aproveito e pergunto qual deles é seu avô? Também qria dizer q achei massa a idéia do Sérgio dvc escrever uma auto-biiografia e saber q sua mulhrer Leda eo jornalista Pedro Alexandre t incntivam, como vc diz é bastant coisa p/ contar, tnha certeza d q eu compraria.
Daki a pouco vou dormir mas antes vou postar todos os comentários, mas antesn akabei d perceber q a mais d 1 hora vc postou, legal.
Agora já vou indo mas antes vou t lembrar p/ não eskecer d ver os 4 posts anteriores q eu colokei comentários.
Bjos e td de bom na sua vida:De sua fã Dry.

irradiado por: Adryz S. Bento em agosto 27, 2007 1:09 AM

Adryz,
Para descobrir qual dos músicos é meu avô, basta clicar na imagem.

irradiado por: Ritchie em agosto 27, 2007 10:26 AM

Ola´Ritchie,,espero que vc leu a mensagem sobre o sermão que vc mim deu por causa das letras maiuscùlas no blogs,,,,,,,e mais uma vez ti peço desculpas,,,,,
Eu vou ti perguntar ,,porque vc naõ coloca seus clipes pra gente ver dos seus sucessos originais,,como,casanova,pelo interphone,mulher invesivèl,menina veneno,,,porque as do show ao vivo eu tenho,,,eu quero os originais,,,,,,,pelo menos coloque no seu site pra gente ver trechos,,,,,,,,

irradiado por: Juliano de Oliveira em agosto 27, 2007 7:24 PM

Juliano, não só li sua mensagem, como respondi, logo em seguida.

Não tenho esses clipes, eles pertencem à TV Globo (Fantástico). Procure no YouTube. De repente vc encontre alguma coisa.

irradiado por: Ritchie em agosto 27, 2007 9:05 PM

Ritchie ! A Leda tem razão. Voce deve mesmo escrever uma autobiografia, pois tem muito a contar para nós que adoramos voce !

bjs
Regina

irradiado por: Regina Campelo em agosto 29, 2007 12:52 PM

Ritchie!! Ouça o que a sua companheira diz! Ela só prova que é uma mulher sensata,uma autobiografia sua é tudo de bom,pense nisso!!!!!!!! Beijos,beijos.........

irradiado por: Narcia de Fatima Pilot em agosto 29, 2007 1:56 PM

Salve grande Court!
Por falar em Testemunha de Jeova, tenho uma curiosidade...voce tem alguma religião?
Ouvi falar que na época que o Gilberto Gil dedicou um disco a voce, ele te levava pra uma macumbinha, é verdade? rs
abx

irradiado por: Adriano em agosto 30, 2007 2:44 AM

Essa foto de da banda de seu avô é sensacional! Um grande abraço e sucesso sempre.
Giovani
Blumenau/SC.

irradiado por: Giovani Mrozkowski em agosto 31, 2007 11:01 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast