Ritchie Banner

sexta-feira, 30 de março 2007

Loucura & Mágica Ao Vivo

Hoje eu encontrei uma velha fita no fundo do baú, uma fita cassette. Pensei, isso não pode soar legal pros dias de hoje. Meu tocador de cassettes não via a luz do dia há tempo, tive que catá-lo no deposito de casa. Botei a fita e, de fato, não soava lá grandes coisas. Era um som abafado e pesava mais no canal direito do que no canal esquerdo. Cheguei até a colocar a música no ar assim mesmo mas, logo em seguida, tirei fora. 'Tava ruim. Uma pena, porquê as performances eram memoráveis e - para mim ao menos, que não ouvia a fita há muito tempo - emocionantes.

Loucura & Mágica Ao VivoPor via das dúvidas, mas com poucas esperanças, peguei um cotonete, um pouco de alcool e dei uma boa limpeza no cabeçote do toca-fitas.

- Milagre!

(Doh!)

O som voltou, de vinte anos atrás, com uma nitidez espantosa. Juro que levei um susto.


A banda estava em forma e, mesmo com a mixagem direto da mesa para cassette, (eu juro que é verdade), todas as qualidades do show (Loucura & Mágica, no Caneção, Rio de Janeiro, 1987), vieram à tona.

A música de abertura do show era tambem a de abertura do meu primeiro disco solo, No Olhar. A banda trazia músicos excepcionais, como Fred Maciel (bateria Simmons), Torcuato Mariano (guitarras), & Zé Luis (sax), Billi Forghieri (teclados digitais) & Sacha Amback (teclados analógicos e samplers) e Ricardo Marat (baixos).

Torcuato estraçalhou as cordas logo na música de abertura, no solo de No Olhar, e mesmo assim, como vocês podem notar, não fez feio.

A garra da banda fica bem evidente. Zé Luis, meu saxofonista predileto de todos os tempos, veio especialmente dos EUA, onde morava na época, para fazer o show conosco. Billi, que havia ajudado a produzir o disco daquele ano, do mesmo nome que o show, estava totalmente em casa. Sacha veio trazendo toda a tecnologia de ponta em matéria de samplers, sem falar em toda sua sensibilidade musical. Na bateria Simmons - uma geringonça eletrônica que era o último grito da época - firme e forte, vinha Fred Maciel, junto com a bagagem musical de quase 140 shows comigo desde 1983, como tambem era o caso de Torcuato.

A segunda música do mesmo show é a própria "Loucura & Mágica", favorita de 7 entre dez core fans. Estou super feliz de ter encontrado esta versão ao vivo ainda intacta, porque sei o quanto a grande maioria de vocês gostam dela. Eu tambem. (A versão ao vivo, incidentalmente, vem até com direito a erros básicos de português, nada intencionais, logo na introdução). :D

Espero que vocês curtam as novidades. Não esqueçam de dar um Refresh no seu browser para pegar as últimas novidades do player de áudio. (Normalmente, fechar e depois abrir novamente o browser garante uma viagem feliz, especialmente se você for visitante assiduo do site).

Enjoy!

Abra agora o player do site, vá até o final da lista e dê uma conferida nas faixas ao vivo.

Enquanto isso, vou vasculhar as gavetas e quem sabe, teremos mais novidades ao longo da próxima semana?

Portanto, voltem sempre. Nunca se sabe o que vai encontrar de novo.

Ah... e não esqueçam de deixar seus comentários logo abaixo do post.

irradiado por Ritchie [30 de mar 2007, às 00:08]

 |  (17) |   | 
Envie este post para:


Seu email:


Mensagem (opcional):


17 SINAIS NO RADAR

O tempo senhor de todos os saberes
Como saber das surpresas futuras...
Como saber que toda a loucura e mágica se fazem através de uma simples canção...

Encantada... para sempre!!!!

irradiado por: Keyla Kenya em março 30, 2007 12:59 AM

Ahh... sugestão... não dá pra deixar rolando o disco todo sem ter que clicar em uma por uma (estou sem o ponto de interrogação).

Beijos com axé!
Fã number one!

irradiado por: Keyla Kenya em março 30, 2007 1:02 AM

Fala grande Court!!!!
Há quanto tempo!!??

Adorei essa ideia de abrir o baú do depósito da casa,rs.
Gosto muito de "No olhar", como tambem gosto de ouvir o som "cru" desse jeito, bem ao vivaço mesmo. Tem um sinth bem na "cara", né? ( quem errou no comecinho, o Billi ou o Sacha?) ;)
Estarei por aqui sempre e, por favor, quando puder, mais fita velha pra gente!
abx

irradiado por: Adriano em março 30, 2007 1:29 AM

Adriano,

Eu me lembro do Billi ter reclamado comigo que o palco esteve muito escuro durante a introdução da música, (jogo de cena, iluminação etc.), e que ele teve dificuladades em enxergar direito o teclado dele. - engraçado, o Stevie Wonder nunca teve problemas com isso, rs - então certamente foi ele... Acontece, (como diria a Gal).

irradiado por: Ritchie em março 30, 2007 7:32 AM

Keyla querida,

Que bom que você conseguiu ouvir as faixas todas finalmente. Mudei o visual do player um pouco para facilitar o uso. "Solte a agulha na faixa!" não era, confesso em retrospecto, a melhor maneira de dizer, "Selecione uma música do acervo" - especialmente nos dias de hoje em que quase ninguém mais usa a vitrola - e deve ter confundido muita gente mais nova, pricipalmente da ala feminina, que prefere sempre ter tudo muito bem explicadinho (vc e a minha esposa, por exemplo)...

(Obrigado pela dica, P'Dru: "Xô, metáfora!")

irradiado por: Ritchie em março 30, 2007 8:17 AM

Caramba Ritchie,o som ta perfeito!Muito bom mesmo.Eu também sou do tempo que limpava fita cassete com cotonete e alcool!rs

Abs

irradiado por: Noé em março 30, 2007 8:15 PM

Grande Billi!! Errar é humano!
Acompanho-o desde o tempo da Blitz.
Aproveitando, grande Court, por que musica Dani dos Tigres nao está no disco? (eu tenho o vinil).
Valeu...

irradiado por: Adriano em março 31, 2007 3:43 AM

Adriano,

"Dani" saiu apenas no CD e K7 dos Tigres na época de lançamento.

irradiado por: Ritchie em março 31, 2007 10:56 AM

Grande Richie.

Estava escutando o cd "meio desligado" do Kid Abelha e lembrei você. Meus vinis de sua obra a muito foram detruídos pelo tempo e eu não consegui encontrar aqui em Recife cd's equivalentes.

Minha primeira fossa foi ao embalo de "Menina Veneno". Desde então virei teu fã, cara. Que bom que você não sumiu. Você tem uma voz excelente.

Grande abraço que você continue fazendo sucesso por muito tempo, especialmente no meio dessa geração que só gosta de forró, pagode e axé music. Eles não sabem o que estão perdendo.

Abraços.

irradiado por: Breno Macedo em março 31, 2007 12:03 PM

Aeh Ritchie, meu chapa,

Estava lendo o Almanaque 80, e vi que na trilha do filme Garota Dourada tinha uma música sua, mas no almanaque não diz qual é. Gostaria de saber qual mzk sua faz parte da trilha desse filme?! E gostaria de saber c vc recbeu o e-mail q t mandei no dia de seu aniversário...
Adorei a gravação d Loucura e Mágica.
Valeu!!

Ass: adryz rock 80

irradiado por: Adryz S. Bento em março 31, 2007 3:07 PM

Olá Ritchie, blz???
Adorei as novidades e confesso que à cada oportunidade de conhecer seu trabalho mais a fundo é uma emoção renovada! Há uns dois anos atras te escrevi falando sobre seu show acustico, lembro que até descrevi como sería. Hoje, após ouvir mais de seu trabalho, com certeza mudaria muito. Não imaginava canções como Deja Vu, Bad Boy, Favela's music, dentre outras que são tão boas quanto o seu repertório de hits. A única dor que por sinal é grandiosa à respeito de sua obra é que nós fãs de crachá e carteirinha não temos como adquirir esse trabalho. Será que não existe uma forma de vc dispor para download seus discos aqui no seu blog? Algo que podería ser feito por cartão de credito, ou algo assim? Da mesma forma que alguns sites tem vendido canções on line?? Seus fãs com certeza adorariam poder ter essa oportunidade!!! Valeu Ritchie, abraço!

irradiado por: Leandro Camargo em março 31, 2007 6:40 PM

Só concluindo, eu me refiro aos seus albúns fora de catalogo, pois os catalogo já possuo, inclusive o Garota Dourada!

irradiado por: Leandro Camargo em março 31, 2007 6:43 PM

Sei o quanto isso é frustrante, Leandro. Para mim, ídem.

Vou tentar, novamente, renegociar algo com as gravadoras. Mas não posso garantir bons resultados. Não tem dado muito certo até hoje, principalmente quanto à Polygram onde gravei 4 discos ao todo. A Sony, bem ou mal, ainda mantêm meu carro chefe, Vôo de Coração em estoque, na vespera do disco completar 25 anos de vida.

Daí o audio player: a maneira mais legal, (em ambos os sentidos), de oferecer meu trabalho ao fã e pesquisador.

Cabe ao espectador fazer o alarde junto às gravadoras também. O artista raramente detem direitos sobre sua obra física, (a gravação em si), e quando ele chega exigindo o relançamento da sua obra, tratam isso como vaidade pessoal. As caixas, (os tais "boxed sets", com obras completas), na vitrine da loja de cds, são até chamadas de "vanity box" no meio.

O problema maior, me parece, é como categorizar meu trabalho. Reconheço que isso não é uma tarefa das mais fáceis no Brazil, onde o pop se confunde facilmente com o brega no imaginário do povo e, por osmose, da própria indústria.

irradiado por: Ritchie em abril 1, 2007 10:46 AM

Sir Richard, se tratando de uma fita cassete, o som está ótimo! Esta realmente é uma relíquia... E a versão ao vivo de Loucura & Mágica é bem legal.

Quando digo aos meus amigos que sou seu fã, todos se lembram de Menina Veneno. Um ou outro se lembra de "A vida tem dessas coisas" ou de "Transas". "Pelo Interfone" é apenas conhecida entre meus amigos donos de videokê.
Quando, às vezes, escrevo algum verso de "Loucura & Mágica", "Déja-vú" (odeio palavras em francês, grrrr), ou até mesmo de "Um homem em volta do mundo" no meu "nickname" do MSN Messenger, o pessoal fica assustado. Uns me chamam até de poeta. E, depois das gargalhadas, explico que, na maioria das vezes, "agradeçam a Richard Court e Bernardo Vilhena por estas palavras"...

Essa historinha jamais contei, mas achei bom comentar agora...

Saudações paulistanas (Sir Ritchie, o automobilismo também não te empolga? Pois, afinal, ao menos o único amigo inglês que tenho - inclusive, ele está lá em Dorset agora - é apaixonado pelos "Green Racing Cars"...),

Rodrigo.

irradiado por: Rodrigo Nunes em abril 3, 2007 1:16 AM

Carros da cor verde, ou carros ecologicamente corretos?

Sou a favor dos dois.

Paixão? Pela música somente, embora confesso que não perco um episódio sequer de American Chopper.

irradiado por: Ritchie em abril 3, 2007 4:35 PM

Er... eu me referia aos carros britânicos de competição, que, até a Lotus aparecer com o patrocínio da Gold Leaf, eram todos verdes, não importando o fabricante...

Carros ecologicamente corretos também me agradam, e muito! Principalmente se forem elétricos e com câmbio automático!

irradiado por: Rodrigo Nunes Yoshihara em abril 3, 2007 10:28 PM

é isso aí, ritchie!continue postando raridades.quanto mais coisas novidades vc colocar, melhor.

irradiado por: Renato em abril 4, 2007 2:46 PM
Ritchie

Ritchie
Ritchie
Ritchie
RitchieQuantcast